Pesquisadores da UNC apresentam Projeto de Pesquisa no Centro-Oeste do Brasil


  • 1 de Setembro de 2025

A Universidade do Contestado (UNC) está comprometida com o desenvolvimento regional por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão. Por meio de seus pesquisadores, esteve realizando visita técnica a órgãos reguladores do uso da água e aplicação das políticas públicas de gestão das águas, em decorrência da realização de Projeto de Pesquisa sobre o uso da água no Estado de Santa Catarina.

O projeto é coordenado pelo professor Dr. Jairo Marchesan e tem como integrantes os pesquisadores, também da UNC, Mestres André Leão e Rafael Leão, Doutor Vilmar Comassetto e a mestranda Caroline Brocardo. As visitas aconteceram aos escritórios da Agência Nacional das Águas (ANA) e na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em Brasília, e no Instituto do Meio Ambiente (Inea), no Rio de Janeiro.

O intuito foi obter informações e ampliar os conhecimentos teóricos e práticos que possam contribuir para a elaboração do Projeto de Pesquisa. Em ambas as oportunidades foi apresentado o projeto desenvolvido pelos pesquisadores da UNC, discutidos os procedimentos de operacionalidade, além do conhecimento sobre os processos de constituição e atuação dos órgãos visitados.  

As visitas técnicas contribuem para uma análise estratégica e assertiva, delegando os desafios no processo de elaboração, condução e apresentação do projeto aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Santa Catarina.

A pesquisa que está em andamento tem o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com apoio da Universidade do Contestado que reforça por meio da extensão e pesquisa, sua contribuição para o desenvolvimento de toda a região onde está inserida, do qual o projeto de pesquisa atua principalmente em estudos sobre o processo de gestão das águas do Estado de Santa Catarina, cumprindo sua missão de construir e difundir conhecimento, seguindo a visão de referência em ensino, pesquisa, inovação e extensão.